DESENVOLVIMENTO DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS SUSTENTÁVEIS DE ALTO DESEMPENHO – APLICAÇÃO DE COMPÓSITO SOLOPLÁSTICO A DESIGN INTELIGENTE

Clayton Noronha de Freitas, José Niudo de Freitas

Resumo


O alto custo da construção somado à grave crise econômica pela qual passa o país eleva enormemente o déficit de moradias, afastando cada vez mais o sonho do brasileiro de obter sua casa própria, ao mesmo tempo em que a retração nas construções eleva o número de demissões dos empregados que atuavam na área, e que agora engrossam as filas dos desempregados. Por outro lado, este mesmo fenômeno aumenta o nível de pesquisas científicas em busca de novos materiais e processos que permitam atenuar os impactos negativos causados pelo cenário atual. Estas pesquisas são, via de regra, embasadas pela experiência existente no pesquisador, ou de investimentos em pesquisas feitos por grandes grupos financeiros em busca de uma solução disruptiva que possa aumentar ainda mais suas participações nos mercados em que atuam. Este trabalho foi fruto da pesquisa para se conseguir um bloco de construção que pudesse diminuir tanto o tempo quanto o custo total da construção de uma residência, como forma de alavancar mais negócios e, consequentemente, o faturamento e o lucro líquido da empresa na qual os autores trabalham. Após ser premiado em entidades de renome, o processo encontra-se agora mais maduro e pronto para receber os investidores, com potencial de oferecer altas taxas de lucratividade e de retorno sobre o investimento feito. O sucesso deste investimento está pautado no lançamento de uma linha de elementos construtivos sustentáveis denominados de Soloplásticos, os quais são demonstrados em todos seus aspectos neste trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Luciana Viana; PEREIRA, Ana Silvia Gomes; NEVES, Gelmires de Araújo; FERREIRA, Heber Carlos. RECICLAGEM DE REJEITOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA USO EM ARGAMASSAS DE BAIXO CUSTO. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 3, n. 2, p. 222–228 1999.

ÂNGULO, SC; ZORDAN, SE; JOHN, VM. Desenvolvimento sustentável ea reciclagem de resíduos na construção civil. … Desenvolvimento Sustentável …, , n. 1, p. 1–13 2001.

BONDUKI, Nabil. Política habitacional e inclusão social no Brasil: revisão histórica e novas perspectivas no governo Lula. Revista eletrônica de Arquitetura e Urbanismo, v. 1, p. 70–104 2008.

BRAGA, Raquel Carvalho De Queiroz; NASCIMENTO, Denise Morado. Déficit habitacional: um problema a ser resolvido ou uma lição a ser aprendida?. Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, v. 1, p. 98–110 2009.

CENTRO PAULA SOUZA. Pai e filho buscam financiamento para projeto de blocos construtivos. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2016.

COMARÚ, Francisco De Assis. Des-construção urbana ou direito à periferia ? Violações no centro de São Paulo e metrópole insustentável. 2010.

CONAMA. RESOLUÇÃO CONAMA no 307, de 5 de julho de 2002. , p. 4 2002.

DINÂMICA AMBIENTAL. As vantagens de utilizar o tijolo ecológico. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2017.

ECOBLOCKS. Ecoblocks: Recycling Process. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2016.

FRANCHETTI, S. M. M.; MARCONATO, José Carlos. Polímeros biodegradáveis - Uma solução parcial para diminuir a quantidade dos resíduos plásticos. Quimica Nova, v. 29, n. 4, p. 811–816 2006.

FREITAS, José Niudo. Entrevista com Britanica - Contato Online. . http://www.lugabrit.com.ua/en/index.php, 2015.

INMETRO. Blocos de Concreto para Alvenaria sem Função Estrutural. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2016.

LAMPERT, Vinícius; MOURA, Patricia; PARISOTTO, Adaiane; CORREA, Rossano. LOGÍSTICA REVERSA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. , v. 1, p. 2–5 2015.

NOGUEIRA, Caroline Moreira; CAMPOLINA, Guilherme; RIBEIRO, Laís Lorena et al. E6 ENG19- RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: Estação SLU – Estoril/Belo Horizonte/MG. Disponível em: . Acesso em: 9 jun. 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030. Disponível em: . Acesso em: 8 jun. 2017.

PIRES, ILMA BERNADETTE AQUINO. A UTILIZAÇÃO DO TIJOLO ECOLÓGICO COMO SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES. Universidade Salvdor – UNIFACS, 2004.

PRIBERAM. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Online. Lisboa: Priberam Informática S.A., 2013.

Quanto tempo demora uma obra. .Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2017.

RESINTILE EA LTD. ABOUT US, OUR PRODUCT & THE FREQUENTLY ASKED QUESTIONS. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2016.

TIJOLO ECO PONTO. Conheça o Tijolo Ecológico. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Premio UFABC de Inovação 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2016.

VILHA, ANAPATRICIA DE OLIVEIRA MORALES. Gestão da inovação na indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos: uma análise sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP, 2009.

ZAP IMÓVEIS. Estrutura de aço em construções reduz tempo de obra e aumenta produtividade. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Saber & Ciência

ISSN 2527-0761

Fatec SBC

Av. Pereira Barreto, 400 - Vila Baeta Neves

CEP: 09751-000 - São Bernardo do Campo - SP

http://www.fatecsbc.edu.br

http://revista.fatecsbc.edu.br

Telefone: 11 4121 9008